terça-feira, 11 de setembro de 2007

Desenvolvimento Web com o Slackware

Apresentarei aqui o conglomerado de ferramentas e programas que me ajudam trabalhar no meu dia-a-dia.

IDE

Como IDE estou utilizando o Eclipse PDT. Apesar de ser um pouco pesado, eu o utilizo pois consigo estendê-lo com os vários plugins que estão disponíveis para ele.

Os recursos que mais gosto são:

Code Completion: Utilizo o ZendFramewor e ficar lembrando a API inteira de cabeça é meio difícil

Integração com Servidor: É possível cadastrar os servidores que você utiliza (interno ou externo) e 'rodar' o projeto que você está desenvolvendo em qualquer um deles. Com isso ele sobrepõe os arquivos do servidor pelos do projeto. Um exemplo: Abro o programa no servidor local, e quando estiver tudo ok, eu abro o projeto no servidor de produção e o sistema já estará no 'ar'!

Plugins: Utilizo o plugin do Aptana para fazer a parte Webstandard e Javascript.

Abaixo um screenshot dele funcionando:

Edição de Imagens

Para edição de imagens utilizo o Xara Xtreme (vetores) e Gimp (fotos). Ambos são muito práticos e versáteis. São realmente bons substitutos para os já conhecidos CorelDraw e PhotoShop.

Abaixo um screenshot do Xara Xtreme:

Firefox

E como não poderia deixar de ser, o famoso Mozilla Firefox. Uma dica legal para agilizar o desenvolvimento é utilizar as extensões:

  • Firebug:Para depurar código JavaScript e navegar no DOM.
  • WebDeveloper: Várias verramentas para manipular a página.
  • YSlow! Para ajudar resolver problemas de performance na página.

Obs.: Para utilizar o YSlow é necessário instalar o FireBug antes.

Bom é isso aí então, tentei apresentar minha escrivaninha pra vcs. t+

Nenhum comentário: