sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Segurança em WebApp's

Cada vez mais empresas estão disponibilizando seus sistemas corporativos na Internet, porém muitos ainda não estão preparados no quesito segurança, expondo sistemas com vulnerabilidades de segurança na web.

Para colocar um sistema na internet é preciso antes fazer testes de vulnerabilidade de segurança para se assegurar de que o sistema não será uma porta de entrada para pessoas mal-intencionadas.

Mostro aqui alguma ferramentas que auxiliam na verificação de vulnerabilidades de aplicativos web:

  • Grendel-Scan: O Grendel-Scan foi desenvolvido em Java e está preparado para rodar em Windows, Linux e Macintosh. Ele disponibiliza um bom front-end onde é possível fazer várias configurações para adequa-lo ao aplicativo web. Assim como o Burp, Webscarab e Paros ele também funciona como um proxy para interceptação da conexão.
  • Burp Suite: O Burp pela descrição do desenvolvedor, é uma plataforma para ataques a aplicativos web. Ele funciona como um proxy onde cada requisição é interceptada e você pode analisar todo o tráfego do protocolo HTTP e alterá-lo antes de enviar a requisição ao servidor da aplicação; facilita muito os testes em aplicações que usam Ajax abusivamente, pois nada irá passar despercebido!
  • Tamper Data: O Tamper Data trata-se de um addon para o Firefox que ao ser ativado intercepta todo o tráfego entre a aplicação e o servidor, com a possibilidade de alterar os dados antes de serem enviados.

O site http://sectools.org mantém um Top 100 das ferramentas de segurança de rede, e no endereço http://sectools.org/web-scanners.html, é listado o Top 10 das ferramentas de segurança de aplicativos web.

É importante salientar que as ferrametas apenas auxiliam nos testes, isso quer dizer que o usuário dessas ferramentas deve conhecer as vulnerabilidades e ter um olhar clínico para tal serviço.
t+

Nenhum comentário: